top of page

História da empresa vivenciada no dia a dia

  • Foto do escritor: Carolina Rocha
    Carolina Rocha
  • 14 de dez. de 2022
  • 3 min de leitura

Sabe aquela ideia de que o autoconhecimento é fundamental para nos posicionarmos e agirmos de acordo com aquilo que faz sentido para nós? O mesmo vale para as empresas: conhecer a sua história é um passo crucial para se aproximar da sua essência e dos seus valores. E nesse post vou te explicar como isso se reflete na prática.

Três mulheres sentadas ao redor de uma mesa trabalhando e sorrindo entre si. Mesa de madeira e fundo com uma textura verde. Sobre a mesa dois notebooks, dois cadernos e dois copos de água.

Muitas vezes, principalmente em organizações de médio e grande porte, não sabemos como tudo começou. E até mesmo em negócios pequenos e familiares, nem sempre as origens estão claras. Mas percebemos que existe um modo de conduzir as atividades, de se relacionar com clientes, parceiros e fornecedores, que tem raízes profundas.


A história da empresa impacta em aspectos estratégicos, de comunicação e de reputação. Por isso, quanto mais claros e conhecidos forem os capítulos dessa jornada, melhor.




Um guia para o alinhamento estratégico

Ao nos aprofundarmos sobre o passado de uma empresa, é inevitável descobrir os valores do(s) fundador(es) que orientaram a criação do negócio. E o mais surpreendente é observar que, em boa parte dos casos, por mais que o tempo passe, eles continuam presentes e colocados em prática.


Então, na hora de refletir sobre missão, visão e valores, é sempre válido retornar às origens e se conectar com essa essência. A história pode servir como um guia para o alinhamento estratégico, avaliando o que faz sentido manter e o que pode ser atualizado. Assim, o propósito e os objetivos adquirem um significado muito maior para todos.



A essência da cultura empresarial

As raízes de uma organização também estão intimamente ligadas à cultura vivenciada no dia a dia, o que vai além do alinhamento estratégico. Sabe aquele jeito característico de se relacionar com os colegas, os clientes e os parceiros, que é evidente em muitas empresas? Ou a forma como são feitas as entregas, sempre com um detalhe especial?


Essas atitudes do cotidiano remetem a uma cultura empresarial fortalecida ao longo dos anos, que se torna parte da instituição. O modo de celebrar as conquistas, a postura diante das dificuldades, o convívio entre os profissionais… Todos esses são aspectos ligados à história do negócio e, quando trazidos à tona, geram identificação.




Uma forma de se posicionar

Coruja branco em meio a flores amarelas.

Ao ampliar a estratégia e a cultura para além dos portões da empresa, o olhar sobre o passado contribui para orientar o posicionamento diante dos diferentes públicos. Por exemplo: se uma instituição sempre contribuiu com o desenvolvimento da região em que está inserida, seria estranho abrir mão desse princípio de um dia para o outro, certo?


Avaliar a trajetória percorrida contribui para a coerência das decisões. Se vai comprar de pequenos ou grandes fornecedores, se tem um foco voltado para o mercado local ou global, se trabalha com equipes próprias ou terceiras… Nada impede que as mudanças aconteçam, mas conhecer o histórico permite alinhá-las à essência da empresa.



Reputação e credibilidade

Pedras empilhadas em formato de pirâmide. Na base pedras maiores e no topo a menor.

Uma instituição que tem seus valores claros, uma cultura sólida e um posicionamento coerente, ganha muitos pontos em termos de reputação e credibilidade. Os colaboradores, parceiros, fornecedores ou clientes, reconhecem que há algo genuíno que une todos esses aspectos, e que está vinculado às origens da organização.


Nenhuma empresa está livre de passar por crises e dificuldades, no entanto, quando se conhece o passado, é mais fácil encontrar inspiração para superar as adversidades. E, assim, se manter como uma instituição relevante, respeitada e competitiva, que conhece o seu papel e atua de acordo com aquilo que faz mais sentido para si.

Comments


Fale conosco

Obrigado pelo envio! Em breve retornaremos seu contato.

Logo da Palavra Bordada.

Entre em contato para que, juntos, possamos elaborar um modo especial e único de registrar sua história, de sua família, empresa ou instituição:

contato@palavrabordada.com.br

(51)  99100.6302

Endereço:

Av. Dr. Barcelos, 2375, sala 506, Centro, Canoas/RS - CEP 92310-200

© 2015 - 2025. Por Palavra Bordada - Conteúdo • História • Memória

Imagens e Vetores: freepik.com 

bottom of page