Se você é autor ou editor já deve ter ouvido o som, em inglês, dessas três letras que estão revolucionando o mercado de impressão: POD.
A sigla significa a expressão print on demand, ou seja, impressão sob demanda. Para o setor editorial, a impressão sob demanda representa a possibilidade de produzir um exemplar com qualidade, baixo custo e redução do estoque.
Impressão offset ou digital?
Antes de falarmos da impressão sob demanda é preciso esclarecer a diferença entre a offset e a digital. Afinal, é graças a esses processos distintos que o POD se torna viável e interessante.
Offset: É um processo de impressão que exige a confecção de uma matriz, ou seja, uma chapa metálica fotossensível que é presa a um cilindro. Em outro cilindro, fica a tinta. Assim, quando esse sistema gira, a tinta adere à parte na qual a chapa está impressa, e ela transfere a imagem para o papel.
Para impressão colorida é preciso uma chapa para cada uma das cores do CMYK – sigla para cyan, magenta, yellow e key, em inglês – ciano, magenta, amarelo e preto, em português. Na impressão em uma cor, como o preto, é necessária apenas uma chapa.
Quando a impressão é concluída, as matrizes são descartadas. Caso seja necessário reimprimir o livro, outras são confeccionadas.
Esse método de impressão é o mais recomendado para médias e grandes tiragens (a partir de 300 unidades), pois quanto maior a quantidade de exemplares, menor o custo unitário.
Digital: Neste modelo, não há necessidade de confecção de uma chapa ou matriz. O que está contido no arquivo é impresso automaticamente no papel, em um processo semelhante ao das impressoras caseiras ou empresariais, porém com alta qualidade.
A impressão digital torna-se, portanto, muito mais ágil, além de permitir que seja impresso tanto um único exemplar quanto diversas unidades. Outra característica é que todas as cores são impressas de uma só vez. Por isso, o digital é o método mais utilizado no POD e na baixa tiragem (menos de 300 exemplares).
Como funciona a impressão sob demanda?
Para disponibilizar um livro em impressão sob demanda é necessário acessar uma das plataformas especializadas, como a UmLivro, por exemplo, que utilizamos na Palavra Bordada e no Quatorze VinteUm, ou a Bok2, recém-adquirida pela Bookwire. A Amazon também oferece essa modalidade.
O sistema de vendas dessas plataformas é vinculado ao dos marketplaces, como Amazon e Estante Virtual, e ao de lojas online e de livrarias. Assim, o livro fica disponível para compra, mesmo que o exemplar não tenha sido impresso. Quando a venda é realizada, o sistema gera um pedido para a gráfica, que só então imprime a obra.
As empresas que atuam no segmento POD também se responsabilizam pelo acabamento, embalagem e envio da publicação, seja para as livrarias ou para o cliente final.
Como não há um investimento prévio para impressão e logística, os custos desses serviços são deduzidos pela plataforma do valor de venda do livro ao consumidor ou livraria.
Quais as vantagens da impressão sob demanda?
A primeira vantagem para editoras e autores diz respeito ao investimento necessário para imprimir a obra. Se no modelo tradicional, em offset, é preciso comprar uma tiragem mínima, no modelo print on demand basta subir o arquivo final do livro na plataforma da gráfica e aguardar que ele seja vendido e, então, impresso digitalmente.
Essa característica gera um segundo benefício: a redução do estoque. A impressão em offset só tem um custo viável se feita em larga escala, ou seja, acima de 300 exemplares, o que obriga a editora ou os autores independentes a se preocuparem com local e condições de armazenamento, de modo que os exemplares não sejam danificados pela umidade, por exemplo. No POD, não há esse envolvimento.
Além dessas vantagens, a impressão sob demanda possibilita que livros menos procurados possam permanecer em catálogo e disponíveis para compra, sem a necessidade de um investimento mais significativo por parte da editora.
A qualidade de impressão é a mesma?
Existe uma diferença e, dependendo do conteúdo do livro, ela pode ser positiva ou negativa.
Atualmente, as gráficas que realizam o serviço de POD têm uma limitação quanto aos formatos e acabamentos possíveis. Um livro de luxo, com papéis especiais e capa dura, se torna inviável em termos de custo, neste modelo de impressão. Entretanto, formatos mais comerciais, como o 14x21cm ou o 16x23cm, com capa brochura, são os mais apropriados para o POD, pois aliam a qualidade de impressão a um valor competitivo. Na impressão digital, há mais saturação de tinta e de cor nas páginas, além de mais brilho, o que a distingue do resultado de uma impressão offset.
Qual a diferença entre POD e baixa tiragem?
As impressoras digitais permitiram, além do surgimento do print on demand, a realização de baixas tiragens a um custo atrativo para editoras e autores. Mas é importante diferenciá-las!
A característica fundamental do POD, no mercado editorial, é a de que o livro é impresso um a um. Ou seja, o exemplar é impresso só depois de o cliente – seja leitor ou livraria – realizar a compra.
Já a baixa tiragem se caracteriza por ser uma impressão de um lote pequeno de livros – cinco, dez, 30, 80 unidades –, a um valor acessível. Imprimir essa mesma quantidade de unidades em offset elevaria o preço unitário e tornaria o projeto quase inviável.
No Quatorze VinteUm, costumamos fazer uma baixa tiragem para o lançamento do livro e, ao mesmo tempo, disponibilizar a obra em impressão sob demanda. Acesse o catálogo e confira quais livros estão nesta modalidade.